quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Hoje na VII MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA


             Dia 11/09 às 18h – Corredor Galeria Olido

Vídeo Damas em Trânsito e os Bucaneiros




 Dia 11/09 – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
“In-corpo-r-ações” às 14h e “Gestus” às 19h
Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança

Com o espetáculo In-corpo-r-ações a Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança dá  continuidade à pesquisa de linguagem em arte/dança contemporânea inspirada pelos caminhos trilhados pelo artista plástico brasileiro Hélio Oiticica. A dança acontece sob a ótica da trilogia realizada pelo artista carioca: Parangolés (2007), resultado do cruzamento do conceito parangolé com a dança contemporânea: Nucleares (2008) e Penetráveis (2011). Uma pesquisa que aponta para novas regiões do fazer artístico e se mantém conectada à ideia de “experimentar o experimental”, discutindo e relendo os códigos de dança e questionando a nossa relação com as dinâmicas e atitudes corporais estabelecidas. A Cia acredita que a dança é um modo de produção de conhecimento e parte de uma pesquisa intrinsecamente construtivista, voltada para a autonomia das formas e a construção de sentidos para integração em uma nova totalidade.Propõe a intersecção entre diferentes formas de comunicação gestuais. De um lado, os movimentos e sutilezas da dança contemporânea. De outro, os gestos e significados da Libras (Língua Brasileira de Sinais), o código de comunicação utilizado pela maioria dos deficientes auditivos nos centros urbanos brasileiros. A performance parte da premissa de que tanto a dança quanto a Libras são  meios de comunicação: transmitem mensagens, histórias e narrativas. “Na Libras, assim como na dança, o corpo é texto, capaz de te dizer as coisas sem usar palavra sonora. Nos dois casos, é o corpo quem fala – e foi a partir daí que começamos nossa exploração”, diz Mariana Muniz. “Gestos” se  dirige a dois públicos distintos: o dos surdos e o dos ouvintes, sem exclusão daqueles que livremente transitam entre essas duas línguasConcepção, Direção Coreográfica: Mariana Muniz. Assistente de Direção: Cláudio Gimenez. Intérpretes-criadores: Amanda Correa, Bárbara Faustino, Danielli Mendes, Gilberto Rodrigues, Mariana Muniz, Rubens Caribe, Viviane Fontes, Tatiana Saltini.



Foto: Jônia Guimarães
Dia 11/09 às 20h – Sala Paissandu
“Minhas Cavidades Orbitais”
Maurício de Oliveira & Siameses

Aprofundando a pesquisa da união de voz e movimento, a Companhia Maurício de Oliveira & Siameses apresenta o trabalho "Minhas Cavidades Orbitais". Este título não só se refere a área do crânio humano que abriga os olhos, aludindo a qualidade única e diferente do que é percebido por cada pessoa, como também faz ressoar o sentido de órbitas planetárias. Assim, coloca junto ao  interno do corpo humano o  externo e distante espaço interplanetário. Dramaturgia: Bergson Queiroz/ Mauricio de Oliveira. Concepção/ Direção/ Coreografia: Mauricio de OliveiraIntérpretes: Andressa Cabral, Daniela Moraes, Danielle Rodrigues, Rodrigo Rivera, Marina Salgado, Mauricio de Oliveira.



Foto: Jônia Guimarães
Dia 11/09 às 20h – Teatro Martins Penna / Centro Cultural da Penha
“Profanação”
Cia Danças

O mais recente trabalho da Cia Danças Claudia de Souza partiu inicialmente de uma pesquisa sobre o samba, sua história, suas raízes, movimentos. Concomitante a essa investigação surgiu a inspiração propiciada pela leitura do livro "Profanações", de Giorgio Agamben, que veio compor a pesquisa da coreógrafa em observar o samba como ritual. Direção e Coreografia: Claudia de Souza. Assistente de Direção: Cristiana de Souza. Elenco: Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Janaína Castro,Ítalo Ramos, Junior Domingos, Junior Gadelha e Roges Doglas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário